Porquê homologar um quadriciclo?
A certificação é obrigatória devido às normas de segurança e ambientais. Conduzir um quadriciclo não aprovado expõe o condutor a uma série de penalizações. que podem incluir uma multa avultada ou a confiscação do veículo. É da responsabilidade do fabricante e dos concessionários oferecer modelos que cumpram as normas em vigor, e guiá-lo para o veículo com uma homologação que corresponda às suas necessidades.
Normas de homologação na Europa
Em resumo, as normas europeias classificam os quadriciclos e os side-by-side de acordo com diferentes critérios. Existem uma série de variáveis tidas em consideração, incluindo o peso, a velocidade, a potência, o ruído, o número de passageiros, o tipo de assento e as opções de cinto de segurança, a presença de equipamentos de segurança como espelhos, piscas e luzes, etc.
Quais são os diferentes tipos de homologação?
Para alguns veículos todo-o-terreno existem diversas homologações disponíveis para satisfazer necessidades e requisitos específicos, consoante a utilização e a necessidade de o veículo ser conduzido, ou não, na estrada.
Entre elas estão:
- Homologação Trator
- Homologação L7e
Homologação Trator
- ● Pode ser registado para uso agrícola ou PLG, dependendo da utilização
- ● Pode ser registado para estrada
- ● Equipado com kit de iluminação de estrada
- ● Em conformidade com Máquinas Móveis Não Rodoviárias (NRMM)
- ● Pneus com marcação E com índice de velocidade/peso
- ● Faróis e luzes traseiras com marcação E
- ● Equipado com conector de tomada de reboque, piscas, módulo de luz intermitente, buzina e cintos de segurança R16
- ● Módulo de travão de estacionamento instalado
- ● Os ATVs com homologação Trator estão equipados com pegas para os passageiros
- ● Os UTVs têm um assento do condutor ajustável
- ● Deteção de presença do operador
- ● Dispositivo de reboque dianteiro e guincho traseiro
- ● Velocidade limitada a 40/60 quilómetros por hora (T1a limitado a 40 km/h / T1b limitado a 60 km/h)
- ● A adição de ABS remove a limitação de velocidade mas continuam a aplicar-se os requisitos de ruído em passagem (85 dB)
Homologação L7e
- ● Pode ser registado para estrada (PLG)
- ● Equipado com kit de iluminação de estrada
- ● Potência limitada (15 kW para side-by-sides)
- ● Nos ATVs, a velocidade máxima é de 90 quilómetros por hora
- ● No máximo 3 lugares nos veículos side-by-side
- ● Equipado com cintos de segurança R16, farol e luzes traseiras com marcação E, bem como suporte e luz de chapa de matrícula traseira
- ● Em conformidade com as normas de emissões Euro-5 (a partir de 1 de janeiro de 2020)
- ● Limite de ruído em passagem de 80dB (A)
- ● Pneus com marcação E com índice de velocidade/peso
Que homologação é a certa para o meu veículo todo-o-terreno?
A utilização que fizer determina as suas necessidades, contudo, o fabricante terá já tratado da aprovação em função dos requisitos de utilização. Basicamente, se escolher um veículo todo-o-terreno agrícola, o tipo de homologação oferecida será correto para utilização agrícola, como puxar reboques pesados. Do mesmo modo, se comprar um modelo adequado para utilização recreativa como condução em caminhos não asfaltados/pavimentados, o veículo provavelmente já terá o equipamento correto para permitir esta atividade, como por exemplo, equipamento de segurança, acessórios de sinalização, etc.
O seu concessionário de veículos todo-o-terreno poderá explicar-lhe que homologação é a certa para si, com base na utilização que for fazer do veículo.