Escolher o UTV / side-by-side a comprar nunca é uma decisão fácil, mas agora, com a das variantes elétricas no mercado, como o Polaris RANGER XP Kinetic totalmente elétrico, as opções de escolha são ainda maiores. E então, o que é melhor, um UTV a gasolina/diesel ou um elétrico?
Fique a saber mais sobre o novo RANGER XP Kinetic aqui.
Qual é mais barato - um veículo a gasolina/diesel ou um elétrico?
Por norma, os veículos a gasolina ou diesel são mais económicos que os elétricos em termos de aquisição, mas isso não significa obrigatoriamente que sejam mais baratos em termos de utilização a longo prazo.
A procura de motores elétricos tem vindo a aumentar nos últimos anos e, embora a tendência seja a de serem mais dispendiosos inicialmente, os custos operacionais são normalmente muito inferiores aos dos motores a gasolina ou diesel, devido ao facto de terem menos peças móveis.
Um grupo motopropulsor elétrico não requer mudanças de óleo, substituições de filtros, manutenção de velas e embraiagem e, com base nos preços atuais da eletricidade e dos combustíveis, o custo de utilização de um veículo pode ser muito mais económico por km com carregamentos elétricos que com reabastecimento de combustível.
Tomando como exemplo o Polaris RANGER XP Kinetic, os custos de manutenção programada estimam-se que sejam 70% inferiores à média dos custos de manutenção de veículos semelhantes a combustível (Estimativa do fabricante baseada nos custos médios de manutenção programada ao longo de um período de 5 anos).
Qual é a diferença de autonomia?
A autonomia dos side-by-side a gasolina ou diesel varia dependendo da capacidade do depósito de combustível, mas na maioria dos casos, a autonomia não é uma grande preocupação pois o depósito pode ser simplesmente reabastecido. No entanto, nos veículos elétricos a autonomia é um fator importante na decisão de compra, para assegurar que o veículo é adequado para as suas necessidades pessoais e situações de condução. Nos veículos elétricos (EVs), a autonomia varia consoante o número de baterias e o tamanho das mesmas. De um modo geral, os UTVs têm uma autonomia menor que a de um automóvel elétrico normal comercializado; nomeadamente porque são mais pequenos e mais leves, e a necessidade de autonomia tende a ser bastante menor (não é frequente os UTVs percorrerem grandes distâncias).
A autonomia dos UTVs elétricos está também em constante evolução, a par com os avanços tecnológicos. Por exemplo, no caso do RANGER XP Kinetic, a Polaris melhorou significativamente a autonomia deste UTV elétrico para assegurar a sua capacidade de realizar até mesmo as tarefas utilitárias mais exigentes com uma única carga. A versão Premium inclui uma bateria única de iões de lítio de 14,9 kWh que oferece uma autonomia de 45 milhas (70 quilómetros), enquanto a versão Ultimate proporciona 29,8 kWh de capacidade de bateria, equivalente a uma autonomia de 80 milhas (130 quilómetros)*.
O que é mais conveniente - veículo movido a combustível ou a eletricidade?
Muitos responderiam rapidamente que é o veículo a combustível tradicional, simplesmente porque o combustível está prontamente disponível e por serem necessários apenas alguns minutos para reabastecer, o que são dois pontos muito válidos; mas esta não é necessariamente a resposta correta para todos os utilizadores.
Para muitas pessoas, o reabastecimento com combustível quando é necessário é aquilo a que estão habituados e, por conseguinte, o mais conveniente. No entanto, com um veículo elétrico, alguns utilizadores encontram uma "rotina de carregamento" que lhes é conveniente, significando isto que não necessitam de equacionar o reabastecimento nas suas rotinas diárias; colocam simplesmente o veículo à carga onde este é guardado quando não está a uso, por exemplo durante a noite ou durante o intervalo para almoço, e utilizam-no normalmente durante o período de trabalho. Para a maioria das pessoas, o UTV elétrico da Polaris proporciona uma autonomia mais do que suficiente para realizar as tarefas diárias entre cargas.
Tomando como exemplo o RANGER XP Kinetic, os utilizadores podem simplesmente ligar o RANGER a uma tomada de 240 V e o seu side-by-side elétrico estará novamente pronto a usar ao fim de cinco horas. Desde que exista sempre uma fonte de alimentação próxima, o UTV elétrico não representa uma inconveniência, apenas uma mudança na rotina.
Qual tem as melhores capacidades todo-o-terreno?
Na aquisição de um veículo todo-o-terreno utilitário - a combustível ou elétrico - há normalmente uma coisa que todos os clientes necessitam do seu veículo: Que seja capaz de conduzir em todo-o-terreno.
Concebidos precisamente para essa finalidade, os ATVs e UTVs são pequenos e quase sempre estão equipados com pneus todo-o-terreno e tração às quatro rodas. Assim, existe alguma diferença nas capacidades de condução todo-o-terreno de um veículo com motor a combustão versus um com motor elétrico?
É óbvio que todos os veículos terão uma condução diferente em todo-o-terreno, o que pode ter simplesmente a ver com a potência que têm, com os modos de condução que oferecem e com o terreno que estão a atravessar. Os veículos elétricos são conhecidos por ter mais binário a baixas rotações, permitindo acelerar mais rapidamente e sair facilmente de situações complicadas, mas devido ao peso da bateria, alguns modelos podem ser mais pesados.
O RANGER XP Kinetic oferece a maior potência e binário alguma vez disponibilizados num side-by-side utilitário, com 110 hp e 140 lb-ft de binário instantâneo, que proporcionam a máxima potência e uma rápida aceleração quando necessário, pesando apenas mais 21kg que o seu homólogo a combustível RANGER XP 1000*.
*Peso sem carga da homologação XP Kinetic Premium MD comparativamente à homologação XP 1000 EPS Deluxe MD.
Quais são as escolhas entre UTVs elétricos, a gasolina e a diesel?
Abordamos este tópico num artigo separado - Que tipo de UTV: elétrico, a gasolina ou a diesel?.